05/08/2011

Bom senso precisa-se!

"Chinesa reza por seus antepassados durante cerimônia do Dia dos Ancestrais no mosteiro Kong Meng San Phor Kark See, em Singapura. Milhares de chineses visitam cemitérios, limpam túmulos e oferecem chá em memória aos seus entes queridos"
Fico sempre espantada com muitas das informações que recebo por e-mail. Mails generalistas que afirmam coisas que ninguém para para questionar.
Às vezes ainda procuro uma resposta oficial e reencaminho-a para  os que habitualmente costuma divulgar este tipo de informação.
Quem é que no seu juízo perfeito acredita que se marcarmos o código do cartão multibanco ao contrário, a PSP sabe que é sinal de que estamos a ser assaltados? e quem tem uma capicua? isto para não falar em pensamentos mais elaborados. A PSP não tem dinheiro para as fardas, para contratar mais agentes, quanto mais ter UMA CENTRAL SOFISTICADA QUE LHE PERMITISSE SABER O QUE SE PASSA EM CADA MULTIBANCO...
A lista de mails sem sentido é vasta: crianças desaparecidas (com fotos que parecem tiradas do álbum de algum pedófilo) , ninhadas de labradores para abate, pedidos de sangue para alguém que pelos vistos morre se não houver um dador (é preciso não ter o mínimo conhecimento de como funciona o instituto de sangue para acreditar nisso), etc. etc.
De todos, o que me impressiona mais é o de que não há funerais de chineses em Portugal porque estes comem os seus mortos.
Como é possível alguém acreditar nisto? Até há bem pouco tempo achava que esta afirmação só circulava por e-mail. Porém, qual não é o meu espanto quando, logo pela manhã, no café aqui ao lado, se falava neste assunto como se fosse uma verdade óbvia.
Pergunto:
-mesmo que todos os chineses que vivem em Portugal fossem canibais, acham que iam comer a família?
imaginam a cena:  "morreu o avô, leva-o para  a bancada, vamos fazer um chop suey de avô..."
POR FAVOR, PAREM PARA PENSAR...
O povo chinês  que sabemos que é capaz de cometer as maiores atrocidades - os outros também, mas não falemos disso agora )  tem um respeito enorme pelos seus mortos. Os cemitérios têm vistas espectaculares, são sagrados.
O principal motivo porque não há funerais de chineses em Portugal é porque os idosos vão morrer no seu pais, a família leva-os para que possam ficar junto aos antepassados. Na sua crença, ser enterrado longe de casa pode levar ao espírito dos seus familiares a deambular e não encontrar a paz, não encontrar o caminho para casa...
Por favor, coerência precisa-se!

7 comentários:

Anónimo disse...

Anda tanta menira nos mails! sabe que há empresas que têm pessoas a trabalhar só para escreverem mails criativos?

Lilá(s) disse...

Como eu entendo este teu post, muitas vezes me questiono como pessoas que penso conhecer tão bem, acreditam em tanto disparate que entra nos nossos maisl!!!
Bjs

trepadeira disse...

Tenho bloqueado centenas de "enviadores de email",alguns mesmo dos midia.
Estou cansado de parvoices e manipulação.

Um abraço,
mário

Evanir disse...

Nunca imaginei ler uma maldade dessa na minha vida.
Como pode alguém imaginar que o povo chines como uns aos outros é muita atrocidade inventar uma coisa dessa
me da repulsa com essas atitudes
maldosas ..
Que Deus abençoe você sempre,Evanir.

Ana Paula Sena disse...

Queixo-me do mesmo, Há Dias... e, às vezes, falta-me a paciência para tais pseudo-utilidades.

Enfim... faz mesmo falta um bocadinho de mais uso do bom-senso com que todos, à partida, fomos dotados.

Beijinhos! e boas férias, a ser o caso... :))

Justine disse...

Também já me confrontei com essa enormidade sobre os chineses! Lá dei a explicação que tu apresentas, e que me parece ser a verdadeira. Mas a pessoa olhou-me sem acreditar...
Até onde pode ir o preconceito!

lis disse...

Vim ver se havia alguma atualização e me dei conta que nao li o post dos chineses.Fiquei chocada!
Tem internauta tão sem noção não é não? rsrs
sabe que sinceramente não consigo ler nem metade dos emails que caem na caixa de correspondencia , só tenho trabalho de sinalizar e excluir.São raros os que realmente valem a leitura.Aí acabo generalizando rs
um abraço amiga
fica bem e boa noite, uma sexta feira, amanhã ,bem radiosa.