06/10/2011

Festa do Cinema francês


A Festa do Cinema francês convida a uma verdadeira viagem ao centro da Sétima Arte, voltando a apresentar este ano o melhor da criação cinematográfica francesa.
De 6 de Outubro a 8 de Novembro, as cidades de Lisboa, Almada, Porto, Guimarães, Faro e, por fim, Coimbra, acolherão sucessivamente a Festa do Cinema Francês.
Após o sucesso registado no ano passado (cerca de 33.500 espectadores), o festival continuará a sua trajectória e apresentará, nas dez salas de cinema parceiras, mais de 140 sessões pelo país fora.

Uma programação excepcional…

Uma secção principal de vinte filmes em antestreia, organizada em colaboração com os distribuidores portugueses, dará a descobrir ao público as mais recentes obras da produção cinematográfica francesa. Um grande número de convidados irá acompanhar a apresentação dos seus filmes, entre os quais estão Radu Mihaileanu, com La Source des femmes; Mia Hansen-Love, com Un Amour de Jeunesse; Christine Laurent, com Demain?; ou ainda Mahamat Saleh Haroun, com Un Homme qui crie.
Além da retrospectiva dedicada a Carole Bouquet e da Homenagem a Anouk Aimée na Cinemateca Portuguesa, estamos particularmente contentes por podermos celebrar este ano, através da secção “Cannes em Portugal: 50 anos de primeiras vezes”, o quinquagésimo aniversário da Semana da Crítica do Festival de Cannes.
De forma a prolongar o prazer sentido ao longo das edições anteriores, o festival apresentará novamente “cópias restauradas”, convidando a redescobrir filmes de Georges Méliès e de Pierre Etaix.
E, para que a Festa fique completa, O Universo da Animação permitirá saborear os mais recentes tesouros da animação francesa e o universo maravilhoso de Sylvain Chomet.
http://www.festadocinemafrances.com/12a/

Spot 12a FCF from FCF on Vimeo.
Lisboa:
6 a 16 de Outubro
Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Institut Français du Portugal
Almada:
12 a 16 de Outubro
Forúm Romeu Correia
Porto:
18 a 13 de Outubro
Fundação de Serralves e Cinema Passos Manuel
Guimarães:
20 a 23 de Outubro
Centro Cultural Vila Flor
Faro:
22 a 33 de Outubro
Teatro Municipal de Faro
Coimbra:
2 a 8 de Novembro
Teatro Académico de Gil Vicente

4 comentários:

Lilá(s) disse...

Já marquei data para o Romeu Correia...
Bjs

Há.dias.assim disse...

lila,
fui ao S. Jorge ver De vrais mensonges Bande-annonce - AlloCiné
e adorei.

Rosa dos Ventos disse...

Queria ver se ainda apanhava algo em Lisboa e talvez em Coimbra...afinal estou a meio caminho!
Agradeço a informação!

Abraço

Unknown disse...

Boa noite

Eu gosto imenso de cinema.
Por essa razão apreciar esta tua edição detalhando com zelo o programa.

Muito útil.

Bjs